14/09/2016

Resenha – Livro: A Educação dos Futuros Milionários

Resenha – Livro: A Educação dos Futuros Milionários






















Autor: Michael Ellsberg
Editora: Leya
Páginas: 272
Preço Médio: 15,99



Apresentarei neste artigo, uma breve resenha acerca do livro A Educação dos Futuros Milionários onde o autor Michael Ellsberg defende a tese de que ao invés de você cursar uma faculdade, você mesmo pode aprender e ser um autodidata no assunto que lhe interessa. Como? Através de livros, palestras, cursos de desenvolvimento pessoal, e principalmente a experiência e vivencia no seu ramo ou empreendimento.

Inspirado em histórias reais, este livro mostra o quão importante é o aprendizado através da experiência, dando ênfase literalmente a “mão na massa”, persistência e foco total no sucesso.

No livro há “Sete Lições” onde o escritor nos mostra um curso muito simples e básico para podermos aprender através do autodidatismo.


Introdução: A Respeito do Valor de um Diploma Universitário (ou, porque a inteligência prática vence a inteligência acadêmica).


Neste primeiro momento, Michael aborda o tema com grande profundidade, onde nos EUA, há uma grande demanda de jovens ingressando em Universidades de renome, porém o ensino está obsoleto porque não se aprende a gerenciar, vender, consolidar, e a ter a motivação necessária para ascensão profissional, após ele descreve as Sete Habilidades Para o Sucesso Profissional.



1. Como Dar Sentido Ao Trabalho e fazê-lo Funcionar (ou, como fazer a diferença no mundo sem falir).

Michael expõe nesta primeira Habilidade, que devemos ser perseverantes por nosso chamado/vocação, ele dá o exemplo de David Gilmour, (Cantor, compositor e guitarrista), nesta história David fazia shows em danceterias na França e Espanha, porém não estava ganhando o tanto para se alimentar normalmente, por causa disso David foi internado com uma forte desnutrição, mas com o passar do tempo e a persistência em sua vocação David fundou uma banda de Rock que hoje se chama Pink Floyd, hoje muito famosa no mundo.

Todos nós temos a vontade de querer mudar o mundo, ajudar mais pessoas, mas é preciso ter o foco necessário para que isso se concretize através de sua persistência.


“Se você quiser ficar rico ou famoso, que é algo que, suponho, você deseje, então você precisará fazer a diferença na vida de muitas pessoas.” Educação dos Futuros Milionários (Pag. 43).



2. Como Encontrar Grandes Mentores e Professores, Conectar-se com pessoas Poderosas e Influentes, Desenvolver uma Rede de Contatos de Primeira Classe.


Nesta habilidade Michael ensina uma maneira de nos conectarmos com pessoas influentes, mentores que possam auxiliar no desenvolvimento necessário através de conhecimentos e experiências adquiridos ao longo de suas vidas.
OBS: O segredo que ele desperta em nós leitores é o seguinte, se você quer recrutar mentores e professores para sua rede de relacionamentos, devemos ser generosos com estas pessoas.




3. O Que Toda Pessoa Bem-Sucedida Precisa Saber Sobre Marketing e Como Você Pode Aprender Sozinho.


Este capítulo é de grande importância, pois ele lhe dará varias Sacadas, onde e como você pode obter vários ensinamentos sobre Marketing e Vendas, pois no momento em que estamos neste Globo Terrestre, tudo absolutamente tudo é através de Vendas e Marketing. 

O marketing está tão evoluído que há um novo campo de estudos chamado Neuromarketing, onde pesquisadores usam aparelhos de ressonância para saber como o nosso cérebro reage a determinado tipo de produto, embalagem, conteúdo, etc.

Ele também dá uma dica muito importante, se você quer aprender com os melhores do marketing, crie um e-mail e adicione á ele a newsletter, com isso em mão é só você aprender com os melhores do marketing mundial. (O inglês nessa etapa é muito importante).


4. O Que Toda Pessoa Bem-Sucedida Precisa Saber Sobre Vendas E Como Você Pode Aprender Sozinho.


Todos nós devemos aprender sobre vendas, é este o conceito que ele trata neste capítulo, independente de sua situação, médico, empreendedor, colaborador, autônomo, funcionário público, etc.

Há uma passagem do livro onde o autor cita que a pessoa que tem o maior faturamento dentro de uma empresa não é o CEO, mas sim o executivo de vendas, aquele que se preparou, investiu e aprendeu sobre técnicas de vendas, o próprio Michael diz que aprendeu a vender apenas lendo um livro que se chama SPIN Seling de Neil Rackham (este já esta na minha lista de leitura hehe...), ele conta alguns casos de sucesso e histórias de pessoas que não tinham nada e através das vendas conseguiram tudo o que podiam.


5. Como Investir Para O Sucesso (a arte de se fazer sozinho).


Michael trata neste capítulo o que atualmente estou testando em minha vida, a arte de aprender algum determinado assunto sozinho, ou seja, aprender uma nova língua, ler mais sobre psicologia, desenvolvimento pessoal...

Há exemplos de pessoas que não tinham nada na vida, eram até mesmo moradores de rua, e mesmo assim conseguiram alcançar o sucesso profissional através das suas forças e sua vontade de aprender, vou deixar um link de um vídeo interessante sobre o Geraldo Rufino, um ex-catador de sucatas que virou um grande empreendedor no ramo de reciclagem, se estiver com tempo na sua agende aconselho á você que assista a esse vídeo e se inspire em uma história real e fascinante.





6. Construir Uma Marca Própria (ou, chega de currículos).


Construir uma marca através de seu nome, elaborar um plano de marketing usando seu nome, assim todos que chamarem seu nome lembrarão-se da Marca. 
Ele nos deixa um exercício onde listamos grandes marcas que conhecemos, após a listagem provavelmente há alguma marca de grife que vá com algum nome de alguém, como por exemplo: Armani, Ferragamo, Versace... Aqui no Brasil temos: Ana Hickmann, Magazine Luiza (Luiza Trajano), Odebrecht (Norberto Odebrecht).


7. Mentalidade De Empreendedor Versus Mentalidade De Empregado: Torne-se Autor da Própria Vida.


Chegamos ao último capítulo, como é de se esperar, este é um capítulo que temos sempre que pratica-lo em nossas vidas, ter uma mentalidade de empreendedor seja lá qual for o seu ramo (colaborador ou empresário), ter sempre em mente que há sempre o que melhorar em qualquer lugar, nós vemos isso sempre nos nossos App de celular, sempre estão atualizando novas formas e novas melhorias (Inovação).

Ele cita Hal Elrod, um palestrante que ao voltar para casa após um evento sofreu um acidente de carro e ficou paralitico, mas mesmo com a paralisia Hal não se entregou, ele tomou as rédeas da sua vida e ainda por cima melhorou sua palestra, pois agora ele é um sobrevivente e fala pra outras pessoas o quanto é importante dar valor a vida e família.



Conclusão.


Livro muito bem escrito, com pontos a serem testados e implementados, sugiro que faça uma leitura e vá anotando as suas referencias das pessoas que ele cita e dos blog/site também para depois você fazer a sua pesquisa e encontrar o que deseja.

Deus abençoe.

Gostou? Comente e compartilha e ajude a divulgar nosso blog e assim ajudarmos mais pessoas ok :)

2 comentários: